Hoje eu vou falar de um assunto super batido, mas que é super importante e atual, o alto consumo de fast food, principalmente pelas crianças, adolescentes e adultos jovens e vou contar minha própria experiência.
Então gente, quem é que não gosta de uma boa batata frita bem salgadinha, com bastante catchup e um copão de refrigerante gelado? Todo mundo, né? E a gente tá cansado de saber que engorda, que faz mal, etc, etc... mas não resistimos e continuamos comendo.
Todo problema está na frequência com que comemos essas tranqueiras. Lógico que uma vez ou outra, enfiamos um pé na jaca que ninguém é de ferro. Mas se consumidos com frequência, o fast food, leia-se: coxinhas, salgados, sorvetes, refrigerantes, sanduiches dos mais variados, pizzas, tortas, batata frita, donuts, dentre outros; vão fazer mal de verdade a saúde de qualquer um. Além do que se a pessoa fizer desse tipo de comida uma rotina diária, sem sombra de dúvida no futuro, esse indivíduo vai ficar obeso, ter diabetes, hipertensão, muita celulite, risco de AVC, infarto, além de possuírem compostos químicos que podem causar até câncer, dentre muitas outras doenças.
Em 2009, eu fiz intercâmbio nos Estados Unidos, passei um ano morando lá. Foi uma experiência maravilhosa. E eu pude vivenciar a famosa dieta americana, e senti na pele como ela afeta o organismo. Eu cheguei lá em pleno inverno, neve pra todo lado, sem muita opção de entreitenimento e muita comida nova pra provar. E o que é que eu fiz? Provei, gostei e engordei 14 quilos em 4 meses!! É isso mesmo, 14 quilos nesse tempinho. Eu ameeeei os donuts, amei os chocolates enormes e baratérrimos, os mais variados restaurante fast food com hamburgueres imensos, deiciosos e baratíssimos; os cafés (sou viciada em café) com cremes, chocolates, caramelos, quentes, gelados, imensos, vendidos em quaquer esquina. E não teve outra, quando me dei conta, tava com sobrepeso. Olha aí como fiquei.

Olha quanta bochecha e a grossurinha do braço da criatura! Minhas roupas brasileiras não cabiam mais em mim, depois de uns 2 meses morando lá, mandei tudo de volta pro Brasil. Depois desses 4 meses em período de engorda, consegui estagnar meu peso, comecei a enjoar das porcarias que comia e consegui me controlar mais. Mesmo assim, só consegui emagrecer 2 quilos desse peso que ganhei enquanto estava lá. Mesmo comendo bem menos. Acredito que por conta da qualidade do que eu comia, mesmo sendo pouco era tudo muito rico em sódio (que incha), açúcar e gordura.
Quando eu viajei, pesava 60 quilos, tenho 1,68 cm de atura, ou seja, meu IMC era super saudável, 21,2 Kg/m². Depois da minha experiência com a dieta norte americana, cheguei aos 74 Kg, meu IMC pulou pra 26,2 Kg/m², o que caracteriza sobrepeso, e aumenta o risco de doenças crônicas (o mal da modernidade), me sentia fraca, não me reconhecia no espelho e nada ficava bem em mim. E, enfim eu voltei pro Brasil, e juro, emagreci tudo sem nenhuma dieta restritiva, em uns 3 meses, só comendo as comidas tipicamente brasileiras, preparadas em casa, nada de congelados como eu comia nos EUA, o mínimo industrializadas possível! Assim que cheguei fiz um check up e todas as minhas taxas tavam muito acima do que eram antes, é claro; mostrando que apesar de eu ser tão jovem aquele estilo de vida tinha me afetado muito.
Olha eu e minha irmã assim que eu cheguei de viagem, ênfase nas bochechas e nos braços de novo.
Hoje eu tô com meu peso normal de volta e venho mantendo assim, graças a alimentação saudável e a exercício físico, que não abro mão, porque sei o bem que faz pra mim. Fiz esse relato porque acho legal de vocês verem como o corpo pode mudar de acordo com o nosso estilo de vida. Como isso pode acontecer rápido e como na maioria das vezes essa mudança só depende da gente.
Melhor assim, né?
Ps: PROCURE O NUTRICIONISTA E O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA EMAGRECER. NUNCA FAÇA COISAS DA SUA CABEÇA OU DE REVISTAS.