quinta-feira, 30 de maio de 2013

Obesidade Infantil: Pandemia.



Gente, sumi um pouco porque tô me formando jajá e tá tudo uma correria, mas vou me organizar pra postar sempre. Segue um vídeo que achei interessantíssimo sobre a pandemia da obesidade infantil. Documentário incrível.

Vale a pena assistir. Principalmente as mães e pais, pois é principalmente deles a responsabilidade de dar uma alimentação saudável pras crianças.




sexta-feira, 17 de maio de 2013

A Geração do Fast Food






Hoje eu vou falar de um assunto super batido, mas que é super importante e atual, o alto consumo de fast food, principalmente pelas crianças, adolescentes e adultos jovens e vou contar minha própria experiência.

Então gente, quem é que não gosta de uma boa batata frita bem salgadinha, com bastante catchup e um copão de refrigerante gelado? Todo mundo, né? E a gente tá cansado de saber que engorda, que faz mal, etc, etc... mas não resistimos e continuamos comendo.

Todo problema está na frequência com que comemos essas tranqueiras. Lógico que uma vez ou outra, enfiamos um pé na jaca que ninguém é de ferro. Mas se consumidos com frequência, o fast food, leia-se: coxinhas, salgados, sorvetes, refrigerantes, sanduiches dos mais variados, pizzas, tortas, batata frita, donuts, dentre outros; vão fazer mal de verdade a saúde de qualquer um. Além do que se a pessoa fizer desse tipo de comida uma rotina diária, sem sombra de dúvida no futuro, esse indivíduo vai ficar obeso, ter diabetes, hipertensão, muita celulite, risco de AVC, infarto, além de possuírem compostos químicos que podem causar até câncer, dentre muitas outras doenças.



Em 2009, eu fiz intercâmbio nos Estados Unidos, passei um ano morando lá. Foi uma experiência maravilhosa. E eu pude vivenciar a famosa dieta americana, e senti na pele como ela afeta o organismo. Eu cheguei lá em pleno inverno, neve pra todo lado, sem muita opção de entreitenimento e muita comida nova pra provar. E o que é que eu fiz? Provei, gostei e engordei 14 quilos em 4 meses!! É isso mesmo, 14 quilos nesse tempinho. Eu ameeeei os donuts, amei os chocolates enormes e baratérrimos, os mais variados restaurante fast food com hamburgueres imensos, deiciosos e baratíssimos; os cafés (sou viciada em café) com cremes, chocolates, caramelos, quentes, gelados, imensos, vendidos em quaquer esquina. E não teve outra, quando me dei conta, tava com sobrepeso. Olha aí como fiquei.




Olha quanta bochecha e a grossurinha do braço da criatura! Minhas roupas brasileiras não cabiam mais em mim, depois de uns 2 meses morando lá, mandei tudo de volta pro Brasil. Depois desses 4 meses em período de engorda, consegui estagnar meu peso, comecei a enjoar das porcarias que comia e consegui me controlar mais. Mesmo assim, só consegui emagrecer 2 quilos desse peso que ganhei enquanto estava lá. Mesmo comendo bem menos. Acredito que por conta da qualidade do que eu comia, mesmo sendo pouco era tudo muito rico em sódio (que incha), açúcar e gordura.

Quando eu viajei, pesava 60 quilos, tenho 1,68 cm de atura, ou seja, meu IMC era super saudável, 21,2 Kg/m². Depois da minha experiência com a dieta norte americana, cheguei aos 74 Kg, meu IMC pulou pra 26,2 Kg/m², o que caracteriza sobrepeso, e aumenta o risco de doenças crônicas (o mal da modernidade), me sentia fraca, não me reconhecia no espelho e nada ficava bem em mim. E, enfim eu voltei pro Brasil, e juro, emagreci tudo sem nenhuma dieta restritiva, em uns 3 meses, só comendo as comidas tipicamente brasileiras, preparadas em casa, nada de congelados como eu comia nos EUA, o mínimo industrializadas possível! Assim que cheguei fiz um check up e todas as minhas taxas tavam muito acima do que eram antes, é claro; mostrando que apesar de eu ser tão jovem aquele estilo de vida tinha me afetado muito.

Olha eu e minha irmã assim que eu cheguei de viagem, ênfase nas bochechas e nos braços de novo.


Hoje eu tô com meu peso normal de volta e venho mantendo assim, graças a alimentação saudável e a exercício físico, que não abro mão, porque sei o bem que faz pra mim. Fiz esse relato porque acho legal de vocês verem como o corpo pode mudar de acordo com o nosso estilo de vida. Como isso pode acontecer rápido e como na maioria das vezes essa mudança só depende da gente.

Melhor assim, né?




Ps: PROCURE O NUTRICIONISTA E O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA EMAGRECER. NUNCA FAÇA COISAS DA SUA CABEÇA OU DE REVISTAS.



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Limonada Suiça com Gengibre

Receita de suco prática, fácil, funcional, refrescante e termogênica.






Para 1 copo de limonada:

- 1/2 limão taiti com casca
- 3 cm de gengibre sem casca , ou uma colher de sobremesa ralada
- 250 ml de água gelada

Bata tudo no liquidificador por 2 minutos. Coe o suco, coloque açúcar ou adoçante e pronto!
Se quiser também podem bater de novo com gelo depois que coar  pra ficar nevadinho, fica ainda mais refrescante. Há ainda quem goste de colocar uma folha de hortelã, também fica muito bom.
Um copo desse suco (sem açúcar, lógico) tem em média 25 calorias. Fica perfeito pra acompanhar um lanchinho da tarde.

Agora vamos às propriedades desse suco. Ele contém dois alimentos hiperfuncionais. O limão e o gengibre são coringas da alimentação, pois trazem mil e um benefícios pro organismo.

O limão desintoxica, regula o intestino e se consumido diariamente previne a formação de cálculos renais. Além de ter uma substância maravilhosa, o limoneno, que combate os radicais livres, ajuda na manuntenção do colágeno, da hemoglobina e ainda atua como antisséptico natural.

O gengibre é um alimento altamente termogênico (alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade de serem digeridos, fazendo com que o organismo consuma mais calorias para realizar a digestão, aumentando a queima de gordura), é um potente antiinflamatório natural, usado também contra ressaca, enjoôs, tosse, gripes, resfriados e é antiflatulante.




Esses dois alimentos tem inúmeras outras propriedades nutricionais, citei as mais conhecidas para mostrar como esse suco tão simples pode fazer bem pro corpo.

Experimentem e me digam o que acharam.

terça-feira, 14 de maio de 2013

A tal da Chia



Todos já devem ter ouvido falar da semente da moda, a Chia. Em qualquer supermercado ou feira tá facinho de encontrar. Mas afinal o que a  Chia pode nos trazer de bom?

Essa semente é originária do México, de fácil cultivo, pois resiste aos climas quentes e áridos. Está se disseminando pelo mundo pelas suas propriedades benéficas para os nossos organismos.


A chia é uma completa fonte de proteínas, proporcionando todos os aminoácidos essenciais. Comparada com outras sementes, ela provê a mais alta fonte de proteínas.

Sua propriedade de absorver água prolonga a hidratação e retenção de eletrólitos e fluidos no corpo.

Quando adicionada água à chia, é formada uma camada gelatinosa graças a fibra solúvel que a chia contém. Esta gelatina, quando ingerida faz com que a digestão seja lenta e os níveis de açúcar no sangue sejam mantidos. Isso aumenta a saciedade e ajuda no emagrecimento e o controle do apetite.

 Além disso, a chia  facilita o crescimento e a regeneração dos tecidos durante a gravidez e lactação e ajuda na regeneração dos músculos de atletas e fisiculturistas.

A chia contém 3 a 10 vezes mais óleo que outros grãos. Os ácidos graxos insaturados na chia são essenciais para o corpo, para emulsificar e absorver vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K; a chia é rica em ácidos graxos insaturados (linoleicos) que são as gorduras consideradas saudáveis para o nosso organismo. É boa para a respiração dos órgãos vitais, ajuda a regular a coagulação do sangue, células da pele, membranas, mucosas e nervos. Ajuda a reduzir o colesterol LDL que se adere às artérias. É um bom provedor de cálcio e também contém boro, que atua absorvendo e utilizando o cálcio disponível. 

A chia é uma semente hipercalórica. Tem 56 Kcal a cada 10 gramas, ou seja, deve ser consumida com cautela para que não haja ganho de peso. Estudos recomendam em média duas colheres de sopa rasa por dia.
Para consumir, basta usar a criatividade. A chia pode ser colocada no iogurte, na vitamina, consumida com frutas, na salada e até mesmo no feijão. Para tirar proveito do gel da Chia pode-se também adicionar uma colher de sopa de Chia à agua e deixar gelatinizar por meia hora. E depois tomar essa gelatina pura ou misturada a outros alimentos. 
É importante lembrar que a Chia não faz milagre, ninguém vai emagrecer da noite pro dia consumindo a chia e comendo só porcaria. A chia vai ser uma arma contra o excesso de peso quando aliada a uma alimentação saudável e balanceada e a exercicios físicos.